sexta-feira, 22 de março de 2013

ONDE ESTÃO OS VERDADEIROS VALORES?

DO LIVRO VIVENDO COMO ÁGUIA - CAPÍTULO 1


Revolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.
Daniel 1.8



    O cristianismo mudou muito de algum tempo para cá. É assim, tudo na vida muda! Começo a pensar, que para aqueles que caminham há mais tempo com Cristo sofreram um atraso irreparável, ao contrário de progresso, como alguns apregoam. Alguns dos bons princípios parecem ter se esvaído no ralo do esquecimento. Em parte, a sã doutrina tem sido substituída por coisas de menor valor espiritual.

Tu, guarda também dele, porque resistiu fortemente às nossas palavras. Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhe seja posto em conta! - 2 Timóteo 4:15-16

    Hoje em dia o significado de vida cristã parece ser, possuir o OURO e a PRATA. Pelo menos é o que se ouve por aí. Um renomado pregador, em uma de suas preleções, ao tratar do tema relativo à prosperidade declarou que: Possuir um belo carro, empresa própria e uma boa casa são provas de verdadeiro cristianismo! Imagino, se a Bíblia tivesse sido escrita por determinados líderes cristãos, seria certamente incompleta, atendendo apenas aos seus caprichos. Apegam-se de tal maneira a alguns textos isolados da Bíblia para a satisfação única de seus interesses egocêntricos, deixando de observá-la e aplicá-la de forma honrosa e justa.

    Na verdade, o que alguns pregadores estão oferecendo a seus ouvintes é um evangelho fácil: felicidade, gozo, senso de realização, e de tudo que é positivo. Os cristãos aprendem que, para evangelizar alguém basta procurar os problemas psicológicos do individuo e depois apresentar-lhe Jesus como a panacéia para tais males. Esse tipo de pregação encontra grande aceitação, pois os homens estão atrás de soluções rápidas para seus problemas.

    Achamo-nos tão repletos de uma filosofia anticristã, isto é; da ideia de que o nosso alvo principal na vida consiste na obtenção de grande porção de bens materiais, status, prazeres sexuais, e não de viver os ensinos do Sermão do Monte. O cristianismo hoje praticado, na verdade, em alguns termos, não passa de apostasia, pois se curvou diante do espírito dessa época.

    Nos dias de hoje não é mais comum ouvir pregações exortativas sobre fogo e enxofre, e raças de víboras. Os pregadores estão menos fervorosos e mais interessados em pregar mensagens dotadas de palavras inermes (brandas) e de pregar sobre amor, evangelho fácil... e com isso, ganham mais admiradores para si, mas não ganham almas para Deus.

    Quais são os verdadeiros frutos do Espírito? Onde estão os dons espirituais? Os frutos do Espírito têm sido substituídos  categoricamente por bens materiais. Longe de mim qualquer aversão aos ensinos sagrados, na verdade não é esse o meu princípio. Não sou contrário em se adquirir bens de ordem material, creio plenamente nas promessas do Pai bondoso que tem prazer em abençoar Seus filhos suprindo todas as suas necessidades, mas o fato é que muitos têm trocado os verdadeiros valores por coisas banais.

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. - Mateus 6:31-34

   O verdadeiro cristão é conhecido pelos seus frutos, boas obras. E frutos são evidências, credenciais de um cristão autêntico que vive a Palavra, não apenas como um ouvinte, e sim, praticando-a em verdade. Bens materiais nunca substituirão os verdadeiros valores de uma vida cristã genuína. Bens materiais nunca serviram ou, servirão como identificador do que é ser um verdadeiro cristão. A vida cristã requer mais do que isso. Cristo nos escolheu e designou-nos a viver um vida repleta de bons frutos que permanecem. O que alguns têm como provas de cristandade não passam de prazeres egoísticos, vaidades de seus próprios corações, que o tempo se apagam, desaparecem.

    Onde estão os verdadeiros valores? Quais são as essências de uma vida cristã sadia? Podemos viver uma vida cristã genuína, em conformidade com as coisas que o mundo nos oferece? Não será este o tempo para reflexão, conforme o apóstolo Paulo nos ensina:

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.  - Romanos 12:1-2


TRANSCRITO DO LIVRO VIVENDO COMO ÁGUIA / Nivaldo Duarte
prnivaldoduarte@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário