quinta-feira, 21 de março de 2013

QUANDO A CABEÇA NÃO ESTÁ BEM

Livro: CURA FÍSICA E EMOCIONAL - Capítulo I

"... Toda a cabeça está doente..."


    Toda a cabeça está doente. Parece ser o maior mal de nossos dias. Dores de cabeça podem ser causadas por uma grande variedade de fatores. Eles incluem stress, forçar a vista em ambientes mal iluminados, sinusite, traumatismo da cabeça ou do pescoço, hipertensão, uso excessivo de medicações. A tensão do dia a dia tem provocado fortes dores de cabeça em muita gente. E a causa pode ser o trabalho excessivo ou stress emocional. As pessoas parecem  ter colocado dentro de si um "motorzinho", que as impulsiona a abreviar o tempo e espaço. A agitação do dia a dia parece exercer domínio total  na vida de alguns. Tudo parece ter que ser resolvido num tempo recorde e a seu bel-prazer. O descontentamento com a própria vida tem levado muitos a recorrer ao emergencial, para amenizar o seu desgaste mental.
    A dor é a maneira do nosso organismo dizer que alguma coisa está errada e ajuda a prevenir maiores traumas para o corpo. Qualquer pessoa está susceptível a uma dor de cabeça e mais de 90% delas terá algum episódio de dor de cabeça no decorrer das suas vidas. É um aviso para:
      Parar, refletir e tomar a devida providência para o seu próprio bem.
    Afinal, somos limitados, e é preciso tomar conhecimento da nossa capacidade e resistência para determinadas situações. Alguns insistem em transportar um peso sobre o ombro, acima de sua capacidade, de resistência e força. Estar ferido na cabeça significa que o padrão de pensamento foi atingido por essas feridas. Agarrar tudo e todas as circunstâncias adversas, como se fossem algo de nossa inteira responsabilidade. Julgando-se responsável em solucioná-las a todo custo e tempo definido. Isso pode não ser a melhor alternativa. É importante sustentar que,  ninguém deve criar um relacionamento intimo e duradouro com o seu problema. Convidá-lo a permanecer por longo tempo em sua companhia, é insensatez. Mas, também não devemos achar que se agir com rapidez encontrará a melhor resposta.
    "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu..." - Ec 3.1 -
    A dor de cabeça, de ordem física, tem sido um aliado na vida de alguns. E o relacionamento tem sido tão íntimo, que alguns a tem denominado de: " A minha dor de cabeça...". Parece haver um conformismo com a situação. O que também, não é correto. Temos que, usar de sabedoria, policiando cada reação para não estender o sofrimento por longo período. Deve-se tomar uma decisão rápida, porém sensata e objetiva. Se o problema for de ordem emocional, em razão de uma tensão descontrolada e contínua o melhor mesmo, é consultar alguém que esteja preparado para auxiliá-lo num momento deste. O médico é o sábio conhecedor de cada parte do corpo humano, sabendo exatamente o que devemos fazer quando algo não vai bem em nosso organismo.
    "Você é muito mais que 208 ossos, 500 músculos, 7.000 nervos e alguns quilos de pele". - Daniel Luz -
    Mas, se o problema é de ordem emocional, um pastor ou irmão de fé pode ajudá-lo a superar o problema. Recorrer à Palavra de Deus, fazer uso da fé, confiar no maior de todos os médicos e especialistas, (Jesus), é uma boa escolha. Sem querer, é claro! Desmerecer o trabalho dos grandes profissionais (médicos) que tem amenizado o problema da humanidade. Muitos deles também, esperam no Senhor. Platão certa feita, afirmou:
"Pois este é o erro de nossos dias, os médicos separam o corpo do espírito".
Há determinadas áreas de nossa vida que é preciso contar com a fé. Se manter firme na Promessa, através de uma fé verdadeira pode resultar numa resposta imediata e sensata. Quando a cabeça dói, a pessoa mal consegue concentrar-se. Parece encurtar o seu tempo e espaço. Tudo parece fugir de seu controle. Compreendemos que qualquer pessoa pode tornar-se vitima da dor de cabeça e entregar-se a ela. Mas entendemos também, que não devemos aceitar esse tipo de aprisionamento. Agir com fé é a melhor alternativa. A oração de um justo pode muito em sua eficácia, e a oração tem sido o nosso socorro numa situação como esta. Se perseverarmos firmes numa  fé direcionada de forma correta, a tendência é o livramento esperado, de qualquer empecilho, ainda que a dor se torne insuportável. É preciso confiar!

                                  "Toda a cabeça está doente, e todo o coração enfermo. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã. Senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo". ( Isaias 1.5,6) .

Transcrito do Livro CURA FÍSICA E EMOCIONAL /  Nivaldo Duarte
prnivaldoduarte@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário