sexta-feira, 22 de março de 2013

QUARENTA DIAS NO SUL DO BRASIL

DO LIVRO FECHANDO A BOCA DE LEÕES... CAPÍTULO 8

"Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca". (Lamentações 3.25)


"A Bíblia deixa claro que Deus considera o período de 40 dias espiritualmente relevante. Sempre que Deus quis preparar alguém para seus propósitos, ele utilizou 40 dias:
A vida de Noé foi transformada por 40 dias de chuva.
A vida de Moisés foi transformada por 40 dias no monte Sinai.
Os espias foram transformados por 40 dias na Terra Prometida.
Davi foi transformado pelo desafio de Golias, proferido por 40 dias.
Elias foi transformado quando Deus o sustento durante 40 dias com uma única refeição.
Toda a cidade de Nínive foi transformada quando Deus concedeu 40 dias para que o povo mudasse.
Jesus foi fortalecido por 40 dias no deserto.
Os discípulos foram transformados por 40 dias ao lado de Jesus, após sua ressurreição".
(Rick Warren)



    O Sul do Brasil tem seus encantos peculiar. De um canto a outro, do Paraná, Santa Catarina ao Rio Grande do Sul. Os nossos olhos se prendem a exuberância de uma natureza privilegiada por Deus. É impossível resistir a tanta beleza e o jeito especial dessa gente tratar os seus filhos por adoção. (Pessoas de outros estados do Brasil e exterior que emigram-se para o Sul).
    Rio Grande do Sul, precisamente a grande Porto Alegre foi a minha primeira experiência onde fixei minha residência em terras do Sul. E estar de volta, apesar de pisar apenas em solo Paranaense, trazia de volta toda essa recordação. O Norte do Paraná com suas gigantescas plantações, parecia revelar-se como a Terra da Promessa, enquanto o meu meio de transporte deslizava velozmente pelas rodovias. A minha mente parecia vagar entre um pensamento e outro. Com apenas um convite para pregar alguns dias em um pequeno Município com pouco mais de dez mil habitantes, começa a sentir-me um verdadeiro cidadão Paranaense, apesar de ainda, estar envolvido por constantes dúvidas, que assolavam momentaneamente,  a minha mente.
    Com pés plantados em possível solo da Promessa, ficava preocupado com os passos seguintes, que ainda teria que galgar. Não imaginava até então, o que estava sendo preparado pelo  meu Deus através dessa viagem, que tinha tudo para não dar certo. (Com destino para a cidade de São Paulo, de lá, Deus me orientou seguir rumo ao Paraná - conforme narrativa em capítulos anterior).
    Foram dias maravilhosos, a igreja parecia se satisfazer com as ministrações, através da revelação da Palavra de Deus e manifestações do Poder Divino. Eu propriamente, me sentia renovado e fazia planos para o meu regresso à aquela cidade. A saudade da esposa e filha me incomodava bastante. Não via a hora de estar novamente junto das duas. Me esforçava para esquecer o impasse que ocorreu em São Paulo e já conformava-me em estar lá numa outra ocasião, conforme haviam prometido. (A liderança de SP). Uma semana na pequena Ibaiti parecia fazer bem ao meu coração, os meus ânimos pareciam renovados.
    No penúltimo dia de conferência resolvi ligar para um pastor na cidade de Maringá. Sendo ele, líder estadual da Convenção Batista Nacional. Com quem havia mantido alguns contatos anteriormente, enquanto eu ainda estava em Belo Horizonte. Achei por bem comunicar-lhe que eu estava próximo a sua cidade e que retornaria para Minas Gerais no dia seguinte. Fiquei surpreso quando ele me disse:
"Aproveitando que você está aqui perto, dê uma chegada até a cidade de Maringá, para a gente se conhecer pessoalmente - e você, aproveita e prega em nosso retiro de Carnaval".
    Três dias depois, após permanecer dois dias na casa de um amigo em Londrina, segui rumo a Maringá, onde preguei algumas vezes no retiro, numa chácara nas proximidades da cidade. Um dia antes, do termino do retiro me aproximei do pastor e disse que, estava há quase duas semanas ausente da família e que gostaria de retornar na manhã seguinte. No que ele me interpelou, dizendo:
"Sei que, não é fácil... Mas, desejo que esteja pregando em nossa igreja domingo à noite".
    Prontamente - aceitei! Dois dias a mais não fazia diferença alguma - pensei! E na segunda feira, após ter pregado no domingo de manhã e a noite, enquanto me preparava para seguir viagem. O pastor me convida a permanecer por mais alguns dias pregando em cidades do Paraná, para conhecer a região. A principio o convite parecia se estender as cidades de Cascavel e Campo Mourão. No que, solicitei-lhe que caso fosse possível, gostaria de seguir em direção a Curitiba, o que facilitaria o meu regresso para Belo Horizonte. 
    Até aquele momento, não via possibilidade alguma de ter a oportunidade em assumir o pastorado de uma Igreja no estado do Paraná. As porta pareciam estar fechadas, não havia nenhuma igreja oficialmente disponível. Fiquei ainda, mais dois dias em Maringá, até chegar a cidade de Porto Amazonas, onde preguei uma semana inteira. Um povo amoroso e acolhedor! Que cativou o meu coração com muita facilidade. Eles estavam numa igreja sem pastor e no decorrer das preleções e contato direto com os membros daquela igreja. Me foi feito um convite para me tornar  pastor deles. Por motivos de ordem pessoal, e por entender posteriormente se tratar da Vontade de Deus, decidi que antes de tomar qualquer decisão, teria que consultar a Deus e a minha família e que voltaria numa outra oportunidade.
    Próximo destino a cidade de Curitiba, de onde seguiria viagem com destino à Belo Horizonte. Ao chegar em Curitiba me hospedei num hotel nas proximidades do Shopping Estação. E procurei logo, entrar em contato com determinado pastor para entregar-lhe uma encomenda a pedido do pastor líder da cidade de Maringá. Tendo ligado para o dileto pastor recebi através dele um convite para participar de reunião da ORMIBAN - Ordem de Ministros Batista Nacional em Ponta Grossa no dia seguinte. Aceitei! A cidade é próxima a Porto Amazonas de onde eu havia saído um dia antes da reunião. Era a minha oportunidade para conhecer e estar em contato com os pastores da região do Paraná. E embora, não soubesse da realização dessa reunião. A surpresa maior veio depois... E foi, através dessa reunião que Deus agiu em minha vida de forma surpreendente, para dar inicio a confirmação de meu chamado para a cidade de Curitiba. (Conforme relato no livro). Ninguém! Nem mesmo, o líder estadual tinha a certeza que, o pastor que me fez o convite para participar da reunião, entregaria o pastorado da igreja que ele presidia, naquela reunião. Parecia coincidência! Os dias gastos no estado do Paraná, a encomenda para entregar justamente a esse pastor e chegar um dia antes, em Curitiba, e ser convidado por ele para participar dessa reunião. Mas, Deus estava desde o inicio no controle de todas as coisas. Enquanto, o meu desejo era de ir embora e ficar com a família - Ele trabalhava em silêncio!
    Durante o período em que eu estava cumprindo a minha missão no interior do Paraná, Deus estava preparando uma igreja para eu assumir em Curitiba. E mais uma vez fui convidado pelo meu anfitrião estadual a permanecer por mais algum tempo em solo Paranaense, e desta vez, na cidade de Curitiba. Preguei por três vezes naquela igreja, até completar em minha quarta ministração: "QUARENTA DIAS NO SUL DO BRASIL". Foram quarenta dias longe de casa, admirado com a maneira de Deus agir. Com o convite para ser o provável pastor dessa igreja, segui rumo a capital mineira. Como explicar para a minha esposa essa repentina mudança? Sai de casa com destino a São Paulo, de lá fui enviado por Deus para o Estado do Paraná. Ela ficou duas semanas sem receber noticias de meu paradeiro, não queria desapontá-la. Uma vez que, tudo parecia se direcionar para São Paulo. Era o que eu pensava, enquanto seguia viagem ao encontro de minha família. No entanto, o Paraná era a porta que Deus havia preparado para o inicio de um projeto que se concretizou dias depois, de forma maravilhosa.

                TRANSCRITO DO LIVRO FECHANDO A BOCA DE LEÕES... / Nivaldo Duarte
                                                    prnivaldoduarte@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário